quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Preconceito Anglo-saxônico:


Ao longo de três anos, seis polícias americanos multaram 38 condutores por não saberem falar inglês. O caso foi descoberto depois de, finalmente, uma das vítimas ter apresentado queixa.

Ernestina Mondragon vive em Dallas, mas confessa que a única frase que sabe dizer em inglês é: "I speak a litle and understand it". Resumindo, mal sabe falar, mas percebe o que lhe dizem.

No passado dia 2 de Outubro, quando se apressava para ir pôr a neta à escola de carro, fez uma manobra perigosa. Imediatamente, um polícia mandou-a parar. Multou-a pela 'habilidade' e também por ela não saber falar inglês.

Não foi caso único.

Nos últimos três anos, naquela cidade do Texas, seis agentes multaram 38 condutores que não sabiam falar inglês. "Estou estupefacto com este caso. Esta revelação é uma vergonha para Dallas", disse o chefe da polícia local, David Kunkle, em conferência de imprensa. O caso foi descoberto depois de uma queixa apresentada por Ernestina, que pondera agora processar o agente.

Note-se que o Estado do Texas disponibiliza testes de condução em espanhol, segundo explicou ao Expresso o porta-voz do Departamento de Segurança Pública, Tom Vinger.

Perto de metade da população de Dallas é hispânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário